O que é inadimplência?.

O que é inadimplência? Pode parecer óbvio, mas o conceito gera um pouco de confusão.

O que é inadimplência? Pode parecer óbvio, mas o conceito gera um pouco de confusão.

Se a sua  empresa tem uma dívida, ela está inadimplente? Como resolver e prevenir a inadimplência? 

Vamos destrinchar este termo para saber mais sobre esse assunto.

Pense na seguinte situação: uma pequena empresa sofre consideravelmente os efeitos da pandemia. As medidas de restrições e isolamento reduziram o seu faturamento em torno de 70%. 

A empresa adota todas as medidas para sua sobrevivência, dispensa funcionários, renegocia o aluguel, e corta todos os custos possíveis. Mas essas medidas ainda não são suficientes, e ela não encontra outra saída a não ser fazer um empréstimo. 

Esse cenário aconteceu com a maioria das empresas no início da pandemia. Muitas até mesmo fecharam, outras estão tentando sobreviver arrastando muitas dívidas. Contudo, neste cenário, muitas empresas assumiram dívidas que não estavam preparadas para lidar. 

E qual a consequência disso? Um efeito em cadeia que afeta todos os envolvidos, desde os fornecedores até os próprios clientes, gerando um ciclo de inadimplência.

Assim como as pessoas, as empresas também podem ficar inadimplentes quando não fazem o pagamento aos fornecedores, órgãos federais, e até mesmo aos funcionários. 

A boa notícia é que o número de inadimplentes no Brasil está caindo, conforme artigo recente publicado no Money Times: “Um levantamento mensal realizado pela Serasa Experian mostra que o índice de inadimplência das micro e pequenas empresas melhorou no comparativo entre maio e abril deste ano. A redução de 0,4% ficou marcada como o primeiro resultado positivo de 2021, que iniciou com quatro altas consecutivas.”

Contudo, o artigo menciona que os pequenos negócios estão lucrando em torno de 43% a menos do que lucravam antes da pandemia. Ou seja, mesmo com a flexibilização e a retomada das atividades, o faturamento ainda está abaixo da normalidade. Estes números afetam diretamente a taxa de endividamento das empresas e pode levar à inadimplência.

Entender melhor o que é inadimplência, pode ajudar as empresas a lidar com o problema. É isso que vamos abordar nesse artigo.

O que é inadimplência e o que é um cliente inadimplente

Inadimplência é quando uma pessoa (física ou jurídica) deixa de cumprir uma obrigação financeira, ou seja, quando o pagamento de alguma conta não é realizado na data de vencimento. 

É digno de nota que toda inadimplência é uma dívida, mas nem toda dívida é uma inadimplência. Explicaremos mais sobre isso logo adiante no texto.

O que é um cliente inadimplente? Para dizer de um jeito simples, é o cliente que não paga no vencimento. 

É responsabilidade da pessoa que adquiriu um bem ou serviço, o pagamento na data correta. No caso de pessoas jurídicas, a responsabilidade recai sobre o gestor da empresa. Este deve evitar ao máximo situações que possibilitem contas em atraso e prejudiquem o fluxo de caixa e a capacidade de pagamento.

Ter uma dívida e estar inadimplente não é a mesma coisa

Talvez pergunte: minha empresa fez um financiamento, significa isso que está inadimplente?

Embora o financiamento seja uma dívida, a inadimplência é caracterizada pelo não pagamento no prazo acordado. Portanto, se as parcelas do financiamento não estão vencidas, essa dívida não se caracteriza como inadimplência.

Outra confusão comum é pensar que uma pessoa/empresa só fica inadimplente quando está com o “nome sujo”, ou seja, cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito.

Não é o caso, uma pessoa pode estar inadimplente sem nunca ter sido cadastrada nos órgãos de proteção.

Entretanto, se uma pessoa ficar com o “nome sujo”, ela pode ter dificuldades em realizar futuras compras.

Para evitar problemas, a maioria das empresas consulta o ‘score’ de um consumidor antes de liberar crédito. Então, mesmo após a inadimplência ter sido resolvida, um histórico de devedor fará que o ‘score’ seja baixo, isso servirá de alerta e as empresas liberarem crédito.

Leia também Como cobrar um cliente?

A inadimplência e a pessoa jurídica

Toda a empresa precisa lidar com os dois lados da inadimplência.

Se uma companhia vende produtos e não recebe de seus clientes, como poderá honrar seus compromissos com os fornecedores?

Esse é um ponto importante a entender: no caso de empresas, a inadimplência gera inadimplência.

Por isso, as companhias precisam se resguardar ao máximo para evitar serem atingidas por esse problema.

Elas precisam se certificar de controlar a inadimplência de seus clientes, para manter a saúde financeira da empresa.

A seguir, colocaremos alguns pontos de alerta que podem ajudar empresas a não sofrerem com a inadimplência de seus clientes.

Passos para mapear e lidar com clientes inadimplentes

Você sabia que é possível mapear clientes inadimplentes para se proteger?

Isso mesmo, é possível criar um perfil do consumidor inadimplente. Obviamente, este perfil pode variar bastante conforme o nicho de atividade de cada empresa. Por isso é importante que você entenda o que acontece na sua empresa para traçar este perfil.

Como referência sobre que pontos você pode observar, veja este artigo da Serasa que traça um perfil genérico nacional:

“O Brasil tem milhões de consumidores inadimplentes, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. E um estudo mostra o perfil do inadimplente brasileiro:

  • os homens são maioria, com 50,9% dos inadimplentes;
  • as pessoas que ganham de 1 a 2 salários-mínimos é a mais atingida (39,1%), seguida dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);
  • a maioria dos inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%). Mas 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais;
  • entre os inadimplentes, 19,4% têm idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking estão os jovens de 18 a 25 anos (14,9% do total).”

Com essas informações, as empresas que trabalham com o consumidor final poderão analisar se o cliente está no perfil de inadimplente e se proteger. 

Algumas sugestões podem ajudar você a conhecer e lidar com seu perfil de clientes inadimplentes.

1. Análise preliminar de perfil do cliente

Antes de liberar a compra a prazo, certifique-se que ele não tenha outras dívidas ou uma má reputação que indique que poderá lesar a sua empresa.

2. Faça um contrato

Antes de vender ou iniciar uma prestação de serviço, assine o contrato com o cliente. O documento deve ter todas as obrigações das partes envolvidas, incluindo o pagamento pontualmente na data estabelecida.

3. Priorize pagamento à vista

Para os clientes que se enquadre no perfil de inadimplente, uma boa opção é oferecer vantagens para pagamento à vista.

4. Inclua multa no contrato

A multa deve ser aplicada em caso de rescisão contratual e se o cliente atrasar ou não efetuar o pagamento.

5. Treine seus funcionários

Todos na empresa tem que saber como evitar clientes inadimplentes e conhecer as estratégias para lidar com a situação. Inclui não só o departamento Financeiro, mas outros setores como, Vendas, Atendimento ao Cliente e Suporte.

Leia também Como Diminuir a Inadimplência em 7 passos

Sua empresa sempre fica inadimplente? Saiba como evitar esse problema.

Agora que você conseguiu se organizar para que seus clientes paguem em dia, hora de arrumar suas próprias contas. Para deixar de ser inadimplente é necessária uma força tarefa com todos os setores para buscarem soluções de organização nos pagamento e contenção de despesas. 

Veja algumas recomendações para reduzir a inadimplência da sua empresa.

1. Automatize os pagamentos

Busque sistemas que permitam uma visão gerencial com acesso ao histórico de pagamento dos clientes, possibilitando visualizar os pagamentos em abertos para confusões e esquecimentos ao pagar as contas. 

2. Organize 

Delegue tarefas para funcionários que incluam: fazer um levantamento de todos os gastos, inclusive os pequenos. 

3. Planeje 

Faça um planejamento listando as contas a vencer e conciliando com os valores que vão entrar através dos pagamentos dos clientes. Se perceber que terá mais despesas do que recebimentos, tome ações para evitar ficar inadimplente.

4. Tome ações de melhoria 

Dentre as ações que você pode tomar para evitar ficar inadimplente você poderá: cortar gastos não essenciais, pesquisar fornecedores com preços mais competitivos, negociar prazos melhores de pagamento, etc.

5. Negocie dívidas antigas 

Contas antigas em aberto podem prejudicar muito a reputação de sua empresa. Além disso, pagar juros altos pode ser inviável para quem já está numa situação de inadimplência. Por isso, não tenha vergonha de procurar seus fornecedores para renegociar dívidas antigas.

6. Tenha uma boa gestão de contratos 

Fique atento ao assinar ou encerrar contratos de fornecimento. Eles precisam ter cláusulas claras para evitar problemas na hora de trocar de fornecedores, evitando litígios.

7. Monitore sempre 

O monitoramento constante através de indicadores de desempenho é importante para avaliar a efetividade das estratégias e buscar a melhoria contínua.

A inadimplência é um problema na maioria das empresas, tanto na hora de comprar como de vender. Entretanto, é possível se proteger e evitar um impacto no caixa e na operação da empresa.

A orientação de um profissional especializado é fundamental para:

  • analisar seus contratos e evitar disputas com relação a pagamentos;
  • orientar sua equipe a lidar com clientes inadimplentes;
  • conduzir negociações de pagamento.

Você sempre poderá contar com a ajuda de um advogado para ajudá-lo a saber como lidar com a inadimplência na sua empresa.

Consulte um de nossos especialistas e continue sanando suas dúvidas.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!

Fale agora conosco!