Como Diminuir a Inadimplência em 7 passos

Diminuir a inadimplência é uma meta que a maioria das empresas buscam. A questão é como fazer isso?

Ao criar estratégias contra a inadimplência, as empresas estão lutando contra uma maré preocupante. Afinal de contas a taxa de endividamento das famílias brasileiras aumenta a cada dia.

Em matéria recente (01/07/2021), o Portal G1 noticiou que, em junho de 2021, tivemos o maior endividamento dos últimos 10 anos. Segundo o portal, 69,7% das famílias brasileiras afirmam estar inadimplentes em alguma dívida. Além disso, a Agência Brasil também noticiou que em maio deste ano, havia mais de 62 milhões de brasileiros endividados.

Se as pessoas não estão conseguindo pagar suas dívidas, para quem fica a conta? Para as empresas! Por isso, esses números são tão alarmantes.

A boa notícia é que é possível criar estratégias para amenizar o problema. Você só precisa entender como diminuir a inadimplência.

É disso que falaremos agora, neste artigo vamos ajudá-lo a identificar as causas da inadimplência e a traçar estratégias para reduzir o problema.

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Como diminuir a inadimplência – entenda as causas

Seria um erro pensar que as pessoas estão adquirindo um produto ou serviço já com a intenção de não pagar. Embora isso aconteça, a maioria das pessoas enfrentam problemas que as levam à inadimplência. Alguns destes problemas são:

FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Muitas pessoas têm dificuldades de administrar seu dinheiro e depois se veem atoladas em dívidas que não conseguem pagar.

Veja algumas situações comuns que podem prefigurar falta de educação financeira por parte das pessoas:

  • má administração e falta de controle;
  • emprestar o nome para outra pessoa comprar;
  • acúmulo de parcelamentos.

IMPREVISTOS FINANCEIROS

Acontecem casos de pessoas que contraem uma dívida que podem pagar, mas, sofrem reveses financeiros e passam a ficar inadimplentes. Alguns destes problemas podem ser o desemprego ou a diminuição da renda familiar.

Ocorre também que, o aumento da inflação em itens básicos de sobrevivência está diminuindo a capacidade de compra das pessoas, que começam a optar por ficar inadimplentes para reservar recursos para as despesas básicas da família.

No caso de empresas, poderá ainda haver outros imprevistos como: pagamento de indenizações, quebra de equipamentos, incêndios, acidentes e etc.

DOENÇAS

Em 2021, as doenças foram uma grande causa para a inadimplência, tanto as físicas como as mentais.

Pense no impacto financeiro que a doença de um trabalhador autônomo pode gerar no orçamento familiar. Além de não poder trabalhar, as despesas com hospitais e medicamentos podem ser bem pesadas.

Também há casos de pessoas com problemas emocionais que compram compulsivamente e não conseguem pagar tudo que adquirem.

EXPERIÊNCIA DE CONSUMO RUIM

Pessoas que se sentem injustiçadas quando não conseguem devolver um produto ou cancelar um serviço também podem decidir não pagar pelo que consumiu. Ainda há aqueles que não se informam completamente dos termos de compra e depois reclamam de cobranças que consideram indevidas.

Essas são as principais causas da inadimplência que podem afetar diretamente as empresas de todos os segmentos.

Mesmo que sua empresa forneça produtos e serviços para outras companhias, você provavelmente será afetado pelos itens acima. E se os clientes das instituições que compram de você sofrerem com os problemas acima, eles podem ficar inadimplentes também.

Impactos da inadimplência na sua empresa

É um cenário de horror, as empresas precisam pagar pelos custos para manter seu fornecimento, mas não recebem o dinheiro do cliente. Essa situação pode afetar drasticamente o fluxo de caixa, reduzir o capital de giro e consequentemente a rentabilidade da empresa.

A maioria das empresas se preparam para esse tipo de problema. No entanto, uma taxa de inadimplência alta demais compromete os lucros da empresa.

O sonho dourado é manter a inadimplência a 0%, mas a realidade é que esse problema não é completamente inevitável.

Existe uma taxa aceitável de inadimplência?

Bom, cada ramo de atividade tem sua taxa ideal. Depende do valor dos produtos ou serviços, do público que atende, das condições de pagamento, etc.

No entanto, qualquer que seja a taxa de seu segmento, as empresas sempre podem trabalhar com metas para direcionar as ações de como diminuir a inadimplência.

7 estratégias de como diminuir a inadimplência

O segredo é organizar um sistema de ações que funcione bem na empresa. Procedimentos automatizados ou não que identifiquem rapidamente os atrasos de pagamentos e possibilite ações para resolver o problema.

Veja algumas ideias práticas.

1 – CONHEÇA SEUS NÚMEROS

Você precisará de uma pessoa que acompanhe diariamente estes números. Saiba qual sua taxa de inadimplência atual, identifique o que você considera aceitável, crie metas de redução e faça acompanhamentos diários para saber se há atrasos de pagamentos.

2- CONHEÇA SEU PÚBLICO

Aqui é importante entender as causas de inadimplência principais de seu negócio. Você poderá identificar um perfil de cliente que costuma dar problemas no pagamento e monitorar estes perfis com mais atenção.

O contrário também é verdadeiro, crie um perfil de cliente ideal – que você considera bom pagador. Você poderá trabalhar com a equipe de marketing e vendas para eles atraírem clientes bons pagadores.

3- INCENTIVE BONS PAGADORES

Incentivar o pagamento antecipado e à vista é sempre uma boa opção. Diversifique seus meios de recebimento para permitir que o cliente tenha mais facilidade na hora de pagar.

Algumas das vantagens que você pode oferecer para incentivar o pagamento são: descontos, bônus, cartões de fidelidade ou brindes.

4 – ORGANIZE AÇÕES PREVENTIVAS

Algumas ações preventivas podem ser tomadas para prevenir a inadimplência. Veja alguns exemplos:

Procedimentos de aprovação de crédito

Vendas de altos valores para novos clientes podem merecer atenção especial na saúde financeira de quem está comprando. Crie procedimentos que orientem a equipe de vendas a identificar os casos que precisam de maior análise.

Boletos

Crie um sistema de lembretes para avisar as datas de vencimento dos boletos. Tenha certeza de manter o cadastro dos clientes atualizados e de disponibilizar segundas vias, caso necessário.

Cartões de Crédito

Criar um procedimento para avisar o cliente quando houver problemas no pagamento para que ele refaça a transação pode ajudar a evitar pedidos não pagos.

Um problema recorrente, principalmente em e-commerce, é a solicitação de estorno da compra no cartão de crédito. Certificar-se de ter um cartão de crédito no mesmo nome da pessoa que fez o pedido é uma boa forma de prevenir problemas com as administradoras de cartões.

5 – ORGANIZE UM PLANO DE AÇÃO

Depois do atraso no pagamento, é hora de agir para sanar a situação. Organizar o que deve ser feito e quando é a parte essencial do seu plano de como diminuir a inadimplência.

Use a tecnologia

Use um sistema de mensagens automáticas e disponibilize páginas para que os clientes possam alterar a forma de pagamento ou imprimir novas vias dos boletos.

Suspenda imediatamente o fornecimento

Ter procedimentos que garantam que o cliente não vai contrair novas dívidas é importante para reduzir os prejuízos da empresa.

Ter um escritório de advocacia assessorando você a criar este procedimento é essencial, pois dependendo dos serviços, as empresas precisarão de amparo legal para poder cortar imediatamente o fornecimento.

6 – ESTEJA DISPOSTO A NEGOCIAR

Quando as automações não resolvem, é hora de negociar. Neste momento você precisará tomar ações adequadas para lidar com a (s) respectiva (s) causas da inadimplência.

Você identificará pessoas que são devedores pontuais e estão dispostas a resolver a situação, isso pode facilitar muito as negociações. Também haverá situações em que você perceba que o cliente não conseguirá honrar o compromisso a menos que você reduza ou parcele as dívidas. Por isso, seja flexível!

Outra coisa importante é o treinamento da equipe para lidar com cada situação. O negociador precisa manter um tom cordial e objetivo.

Algumas empresas esquecem que a postura do funcionário representa a postura da empresa. Se o cliente for indevidamente constrangido quando da cobrança, a empresa poderá responder pelo excesso e, ao invés de solucionar o problema da inadimplência, aumentar o seu prejuízo. Isto porque, o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor veda a cobrança abusiva e vexatória. Vejamos:

“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

Deixe tudo bem documentado para evitar acusações contra sua empresa.

7 – TENHA ASSESSORIA EM DIREITO EMPRESARIAL

Com os tópicos que pontuamos acima, é possível perceber que a empresa precisa estar bem assessorada ao criar seus procedimentos de como evitar a inadimplência.

O Direito Empresarial é uma área de atuação do direito privado especializada em atividades comerciais. Um expert no assunto pode orientar sua empresa juridicamente para evitar conflitos ou acionar a justiça em caso de necessidade.

Para solicitar a orientação de um advogado especialista no assunto, basta entrar em contato.

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